Palestra sobre Educação Financeira

Na manhã de hoje, junto com a entrega das Portarias, os novos beneficiários e os servidores do Instituto Previdência de Aparecida de Goiânia – AparecidaPrev tiveram a oportunidade de participaram de uma palestra impactante sobre educação financeira, realizada no auditório do AparecidaPrev.

O evento foi organizado pelo AparecidaPrev em parceria com a Caixa, e tem como objetivo capacitar os participantes, sobretudo os novos beneficiários, adquirirem conhecimentos fundamentais para uma gestão financeira mais consciente e eficiente.

A palestra foi conduzida pelos consultores financeiros do banco estatal, iniciando com uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento financeiro. Os participantes foram convidados a identificar seus padrões comportamentais e crenças em relação ao dinheiro, para que pudessem tomar consciência de seus pontos fortes e das áreas que precisam ser aprimoradas.

Ao longo do evento, foram abordados diversos tópicos relevantes para uma educação financeira sólida. Um dos destaques foi a importância de definir metas financeiras claras e os desafios para os novos aposentados, no qual há uma redução significativa nos ganhos mensais que exige uma readequação no padrão vida e aumento nos custos médicos.

 

Os palestrantes apresentaram ferramentas práticas para elaborar um orçamento equilibrado, permitindo que os participantes visualizassem seus gastos e pudessem fazer ajustes necessários para alcançar suas metas. Além disso, foram discutidas dicas valiosas sobre como poupar dinheiro de forma inteligente, sem comprometer a qualidade de vida.

Outro ponto alto da palestra foi o tema de investimentos, destacando que, mesmo com valores modestos, é possível e importante iniciar uma carteira de investimentos e fazer o dinheiro trabalhar a favor do futuro, além da importância de ter uma reserva de emergência para estar preparado financeiramente para enfrentar momentos difíceis.

A organização do evento informou que a palestra faz parte de um projeto de educação financeira e a intenção do presidente do Instituto, Robes Venancio, é levar o conhecimento para mais pessoas ao longo do ano, promover ações contínuas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida financeira de toda a comunidade, com a certeza de que a educação financeira é um caminho para a conquista de um futuro financeiro mais promissor.