Outubro rosa, mês de conscientização

As atividades que visa a promoção de saúde da mulher durante o Outubro Rosa já iniciaram no último final de semana de setembro, durante a edição do Mutirão Aparecida na região dos bairros Cidade Livre e Colina Azul.

O AparecidaPrev participou ativamente nesta edição, disponibilizando seus profissionais médicos para realização de exames de mamografia, gratuitamente. Foram acolhidas 21 (vinte um) mulheres que participavam do evento e que tiveram a oportunidade de fazer a prevenção e cuidados com a saúde da mama.

Dando continuidade as ações do Outubro Rosa, na manhã do dia 10/10, no auditório do AparecidaPrev, médico ultrassonografia, Dowglas Marques de Santana, ministrou uma palestra cujo tema foi: Um Toque que Pode Salvar sua Vida.  O foco está na relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Dr. Marques possui em seu curriculum profissional a especialidade em ultrassonografia, e com base e referencias nas suas experiências profissionais, trouxe para o público presente muita informação e conhecimento sobre a importância da prevenção, com a realização de exame periódico, os grupos de risco que estão mais suscetíveis a enfermidade e de como detectar e prevenir.

Os presentes tiveram a oportunidade de realizar na prática, de forma bem didática, por meio das próteses mamárias, o auto toque com a identificação dos nódulos. Ele destacou que nos casos de diagnósticos confirmados, quais são as opções de tratamento e reforçou a importância do check-up precoce, dando a oportunidade para um tratamento exitoso.

As iniciativas de promover eventos com foco na saúde, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, são realizações da Comissão de Política Previdenciária de Saúde e Segurança do Servidor do AparecidaPrev. Esta comissão tem se destacado em diversas outras ações internas relacionadas a esse objetivo.

Além da palestra conduzida pelo Dr. Dowglas Marques, que foi transmitida on-line via Instagram, foi preparado um delicioso café da manhã para as 100 mulheres presentes. O ambiente foi decorado de forma alusiva com o tema do Outubro Rosa, e houve a distribuição de lembrancinhas, incluindo brincos de pérolas, bem como folders informativos sobre como realizar o autoexame de mama e sorteio de presentes.