Outubro Rosa – 2023

O Outubro Rosa é uma campanha mundialmente reconhecida dedicada à conscientização e reflexão sobre o câncer de mama, tendo como principal objetivo divulgar informações à prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença, a fim de aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Várias ações são realizadas para destacar a importância do autoexame das mamas, da mamografia e de consultas regulares com médicos especializados. A conscientização gerada por essa campanha contribui para que mais mulheres estejam atentas à sua saúde mamária, realizem exames de rotina e adotem medidas preventivas. O diagnóstico precoce é crucial, pois aumenta consideravelmente as chances de tratamento bem-sucedido e a sobrevivência das pacientes.

Portanto, o Outubro Rosa desempenha um papel significativo na promoção da saúde das mulheres e na luta contra o câncer de mama, a necessidade da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio às pessoas afetadas por essa doença.

O câncer de mama, também conhecido como neoplasia mamária é uma doença que tem origem na multiplicação desordenada de células da mama, é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O AparecidaPrev estará celebrando mais uma campanha de saúde com foco na prevenção, e por meio da Comissão de Política Previdenciária de Saúde e Segurança do Servidor, irão promover no dia 10 de outubro uma palestra orientativa sobre a prevenção do câncer de mama.

  • Quando? Dia 10 de outubro de 2023
  • Onde? Auditório do AparecidaPrev
  • Horário: 9h00
  • Palestrante: Dr. Dowglas Marques de Santana CRM-GO 20879