Instalação de totens de segurança para atender chamados de emergência

O AparecidaPrev agora conta com um dos totens de segurança implantados pela prefeitura para otimizar a segurança dos moradores, projetados para reforçarem a segurança das pessoas que circulam pela cidade, principalmente a pé.

Ao todo, 101 totens de segurança serão instalados em locais estratégicos do município com grande movimento de pessoas, principalmente pedestres. A instalação seguirá em três etapas, inicialmente em terminais, praças e unidades de saúde, seguido por shoppings e escolas, e por fim, pontos de aglomeração em avenidas.

“Caso a pessoa se sentir insegura, basta acionar o botão de emergência instalado no totem, realizando uma chamada para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) da cidade. A ocorrência será registrada e, imediatamente, uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato”, explicou o prefeito Vilmar Mariano.

Jorge Luiz Marreiros Saldanha, secretário Municipal de Segurança Pública, enfatizou que os totens têm uma presença imponente e contribuem para a sensação de segurança da população. ” Estamos falando de um equipamento fantástico que poderá ajudar ainda mais a segurança pública no nosso município, tanto nas ocorrências de urgência e emergência, quanto nas investigações policiais”.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida, Sandro Cristopher, ressalta que o uso de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial, podem potencializar as ações preventivas de segurança pública. “Esses equipamentos são interativos e vão permitir que o socorro e a ajuda cheguem à vítima em tempo recorde. Aparecida será referência e modelo para outros municípios aqui do estado e em todo Centro-Oeste, no investimento nesta tecnologia que favorece análises inteligentes de imagens, identifica situações de risco e otimiza a ação policial”, disse.

Totens de Segurança – Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente ao CIT. Uma câmera dome permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado. O Totem conta ainda com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

Operacionalidade – O totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti-vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.

O totem também possui uma tecnologia que identifica se há algum tipo de ação suspeita ou crimes ocorrendo nas proximidades do ponto em que está instalado. Os alto-falantes podem ser utilizados para transmitir mensagens educativas à população, campanhas de conscientização como Vacinação e Maio Amarelo, e alertas instantâneos em situações de emergência.