Outubro Rosa 2021

Outubro chegou e com ele chega a campanha Outubro Rosa. Realizada mundialmente com a finalidade de alertar sobretudo as mulheres e a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional do Cancer -INCA – o câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos de câncer mais comuns.

As mobilizações do movimento Outubro Rosa visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com cuidado à saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

De acordo com o site do Ministério da Saúde – Brasil, “O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama. A assistência passa pelo diagnóstico precoce e pelo rastreio mamográfico, quando indicado pelo médico.”

Ao longo do mês, diversas instituições públicas ou privadas, promovem ações para abordam o tema com o objetivo de encorajar as mulheres a realizarem seus exames, visto que nos estágios iniciais a doença é silenciosa e com descoberta tardia, a chance de sobrevida nos cinco primeiros anos cai para 20%.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

O Instituto de Previdência de Aparecida de Goiânia está na luta pela causa.

AME-SE! CUIDE-SE! PREVINA-SE!

Servidores e Servidoras do AparecidaPrev na mobilização do mês de Prevenção ao Cancer de Mama