O aniversário de 99 anos de Aparecida de Goiânia será comemorado com programação especial

Crédito:

Por Allan David (Site da Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Além de festival de balonismo, líderes religiosos vão elevar preces e orações em sobrevoo de helicóptero, abençoando a população aparecidense.

O aniversário de 99 anos de fundação de Aparecida de Goiânia será comemorado nesta terça-feira (11) com cerimônias institucionais e religiosas singelas, todas elas restritas a convidados para evitar aglomerações, e uma ação inédita, que promete colorir os céus da cidade, encantando os aparecidenses. Durante o dia, a cidade receberá homenagens em vários pontos do município.

A programação começa na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, com hasteamento de bandeiras, a reprodução do Hino Nacional e bênção de líderes religiosos. A solenidade terá como anfitrião o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha. Entre os convidados estão o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza, e os demais vereadores de Aparecida. No ato serão respeitados todos os protocolos sanitários.

Logo após a cerimônia, líderes religiosos da Igreja Católica e da Assembleia de Deus, representando o segmento evangélico, decolarão num helicóptero, na Cidade Administrativa, para um sobrevoo sobre pontos estratégicos de Aparecida. Eles vão elevar preces e orações, abençoando a população e as instituições da cidade.

O sobrevoo dos religiosos passará, por exemplo, pelo Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), Praça da Matriz, Avenida Igualdade, Avenida Rio Verde, polos industriais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos setores Brasicon, Buriti Sereno e Parque Flamboyant.

Na sequência, autoridades e moradores sairão do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Centro, para uma carreata pelas principais ruas e avenidas do município. O Santuário é considerado marco zero da fundação de Aparecida, em 11 de maio de 1922.

Foto: Divulgação

À tarde, num presente dado aos aparecidenses pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e por empresas instaladas na cidade, haverá um inédito festival de balonismo no espaço aéreo do município. Serão 15 balões de ar quente vindos de todas as partes do Brasil para fazer essa apresentação, que desperta fascínio e encantamento nos espectadores. O voo dos balões ocorrerá no pôr do sol.

A apresentação de balonismo em Aparecida se estenderá com voos também nesta quarta (12) e quinta-feira (13) no mesmo horário, durante o fim de tarde.

A programação noturna deste 11 de maio continuará com a abertura do ano do centenário da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Na cerimônia haverá missa campal dirigida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz. Na sequência, será realizado o lançamento do Memorial do Centenário, no Salão Paroquial, na Praça da Matriz. Todas as ações serão sem presença de público.

“Mesmo sem o tradicional desfile cívico e o festival Aparecida é Show, suspensos novamente em razão da pandemia, o aniversário de Aparecida não passará em branco. É uma data muito especial, que neste ano vai marcar também o início da contagem regressiva para o centenário. Claro, com todos os cuidados na prevenção à Covid, vamos pedir bênçãos para a nossa população e receber esse presente tão maravilhoso que será o festival de balonismo, inédito em Aparecida de Goiânia”, ressalta o prefeito Gustavo Mendanha.

A programação dos 99 anos foi aberta na semana passada, com o lançamento da segunda edição do e-book que reconta a história recente de Aparecida e com a live Aparecida é Show, no sábado. O evento online reuniu grandes nomes da música e do humor aparecidense e goiano e sorteou diversos prêmios entre os moradores da cidade.