CRPS: Aplicativo do e-Recursos já está disponível para usuários de telefones e tablets

Da Redação (Brasília) – O aplicativo do novo sistema de recursos eletrônicos da Previdência Social, o e-Recursos, já está disponível, gratuitamente, para usuários dos smartphones e tablets na Apple Store. O novo sistema permite ao usuário acompanhar todas as etapas processuais de um recurso administrativo contra uma decisão do INSS. O e-recursos – que agilizou a tramitação processual do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) – é o primeiro produto para dispositivos móveis da Previdência Social.

Conforme destacou o presidente do CRPS, Manuel Dantas, a partir de agora o segurado da Previdência Social poderá acompanhar, pelo celular, seus processos de interesse, recebendo inclusive notificações de andamentos processuais. De acordo com o presidente, no primeiro trimestre de 2014, o aplicativo também estará disponível para usuários de smartphones com sistema Android.

CRPS: O Conselho de Recursos da Previdência Social é um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, que funciona como um tribunal administrativo que tem por função básica mediar os conflitos entre os segurados e o INSS. Em 2012, a Previdência Social implantou o e-recursos, com o objetivo de tornar mais ágil o julgamento desses recursos administrativos. Em cerca 20% dos casos, o CRPS reconhece o direito dos segurados, anulando uma decisão inicial do INSS. (Ana Carolina Melo).