AparecidaPrev comemora Dia do Aposentado e apresenta crescimento do Patrimônio Líquido

O Fundo de Previdência de Aparecida de Goiânia, AparecidaPrev apresentou na manhã desta sexta-feira, 24, balanço dos últimos cinco anos de atividade do fundo. O balanço foi apresentado aos pensionistas e beneficiários da autarquia, que participavam das comemorações do Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social. De acordo com o presidente do AparecidaPrev, Eli de Faria, o fundo cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos, com arrecadação saltando de R$ 23,8 milhões no final de 2008 para R$ 95,4 milhões em 2013. Esses valores são originários de arrecadações dos segurados e repasses do município e estão aplicados em fundos de investimentos do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Queluz e Adinvest.

“Trabalhamos desde o início da administração do prefeito Maguito Vilela com o objetivo de beneficiar o trabalhador municipal proporcionando meios, como a aposentadoria, para que garantam um futuro melhor para eles e suas famílias”, explanou o presidente Eli de Faria.

Aparecida de Goiânia contava até o ano passado com um quadro de efetivos de 5.146 servidores que contribuem com o regime próprio Em 2013 foram pagos cerca de R$ 7,6 milhões para aposentados, pensionistas e demais serviços como auxílio doença e licença maternidade. Em 2008 esse valor foi de R$ 3,1 milhões. “Quando assumimos a administração no início de 2009 o AparecidaPrev tinha 369 beneficiários. Este número subiu para 726 em 2013, sendo 466 aposentados e pensionistas e 260 os demais beneficiários. Um salto de atendimento ao trabalhador efetivo municipal”, pontuou Eli de Faria.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Euler Morais, que na ocasião representou o prefeito Maguito Vilela (PMDB), abordou a importância do servidor para o crescimento da administração, pois eles trabalham e auxiliam no desenvolvimento do município. “A aposentadoria é um direito de todo brasileiro que trabalha com vitalidade e contribui com o desenvolvimento da cidade e do país. E a atual administração busca assegurar uma melhor qualidade de vida para todos os aposentados e idosos, com a construção de espaços de lazer como praças e academias abertas, além de melhorias na saúde, infraestrutura e educação”, enfatizou o secretário.

Durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional do Aposentado, foram entregues certificados de aposentadoria a dez servidores municipais, sendo 7 da secretaria de Desenvolvimento Urbano, um da saúde, um do administrativo e um da educação. O servidor da 5ª área de Limpeza Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, agora aposentado, Sebastião Soares Chaves disse que o sentimento é de dever cumprido. “Estou muito contente por estar aposentando e ter contribuído para o crescimento de nosso município. A agora vou me dedicar ao hobby de comercializar produtos para pescaria em Silvânia”, frisou o aposentado.

A mesma sensação de dever cumprido é sentida pelo servidor da 3ª área, Davi José de Souza, que trabalhou na mesma função em quase todas as administrações de Aparecida. “Trabalhei para quase todos os prefeitos e sinto que contribui com a cidade e seu crescimento. Minha expectativa agora é descansar e passear, coisas que eu não podia fazer antes pois estava trabalhando”, sublinhou o servidor aposentado. O vereador Ezízio Barbosa (PMDB) falou da importância deste dia de comemorações ao aposentado e da Previdência Social. “Este é um dia importante e quero parabenizar a todos que prestaram serviços e serviços de qualidade, durante anos, para a cidade e sua população”, disse.

Nova sede – O presidente do AparecidaPrev, Eli de Faria informou que a construção da nova sede do órgão deve ter início em fevereiro já que o processo está em licitação. “Nossa expectativa é de que as obras tenham início no próximo mês para que até o final do ano teremos um local mais amplo e adequado para receber e acolher os aposentados e pensionistas de Aparecida de Goiânia, e prestar um melhor serviço, visando sempre a melhoria da qualidade de vida de todos os servidores efetivos”, sublinhou Eli de Faria, abordando ainda que para 2014 a autarquia tem o objetivo de promover a melhoria da Compensação Previdenciária e a Reformulação da Lei de Criação do Fundo de Previdência, além de realizar o Censo Previdenciário dos Servidores Ativos e Inativos (SIPREV).

Censo Previdenciário – De acordo com o presidente da autarquia trata-se de um censo previdenciário de dados cadastrais, funcionais, previdenciário e financeiros dos servidores ativos, dependentes, aposentados e pensionistas, com vista a melhorar a qualidade real dos dados do município. “O Censo será influenciado pelas avaliações e reavaliações atuais, emissão de certidão de tempo de contribuição, cruzamento de dados, quantitativo de servidores, dependentes e pensionistas e tempo de contribuição. Iremos solicitar esses dados de todas as secretarias municipais”, informou Eli de Faria.

AparecidaPrev – O Aparecidaprev é uma autarquia municipal criada em 2005 pela Lei Complementar nº 010. Um de seus objetivos é assegurar aos servidores titulares de cargos efetivos e aos seus dependentes, meios de subsistência nos eventos de invalidez, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão e morte; além de proteção à maternidade e à família dos associados.

Estiveram presentes na solenidade os secretários Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Tarcísio dos Santos (Procuradoria), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Marinho Rezende (Procon), Mário Vilela (Infraestrutura), José Ribamar (Esporte e Lazer), André Luis (Controle Interno), Domingos Pereira (Educação), Leo Mendanha (ASA) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), além de aposentados e pensionistas.