Aparecida retoma vacinação para Idosos com mais de 70 anos em drive-thrus e UBS´s

Por Site Prefeitura de Aparecida de Goiânia;

_Primeira dose volta a ser aplicada em sete postos a partir desta sexta-feira, 19. Segunda dose da Coronavac será aplicada em novo drive-thru, estruturado no Aparecida Shopping_

Com a chegada de novas doses da vacina Coronavac em Aparecida de Goiânia, a cidade retoma a aplicação da primeira dose em idosos com mais de 70 anos nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, a partir desta sexta-feira, 19 de março, sem necessidade de agendamento. Para quem não possui veículo e não consegue ir até os drive-thrus, a vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br) e as vagas já foram ofertadas.

Além disso, foi estruturado um novo posto de drive-thru no Aparecida Shopping, destinado exclusivamente para aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde. Aqueles que receberam a primeira dose da vacina há 28 dias nos drive-thrus da cidade poderão ir diretamente neste novo posto para receber a segunda dose. Já aqueles que receberam a primeira dose em alguma UBS, também nesse prazo, poderão retornar à unidade para receber a segunda. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento, sendo que as UBS’s seguem o cronograma abaixo.

“Em Aparecida de Goiânia, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em postos de drive-thru foi muito bem aceita pela população. Esse é o modelo que recebe maior procura por parte dos moradores. Sendo assim, com a chegada de novas 4,2 mil doses de Coronavac na tarde de ontem, poderemos retornar com a imunização de idosos acima de 70 anos nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Eles também poderão realizar o agendamento pelo aplicativo”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Sobre a aplicação da Dose 2, ela completa: “Cada um vai tomar a segunda dosagem no mesmo posto de vacinação onde recebeu a primeira dose, sem necessidade de agendamento. Destaco que é muito importante completar a imunização. O intervalo ideal entre as duas doses é de até 28 dias, mas independente disso, não deixe de procurar o serviço. Só assim todos estarão protegidos”.

• Documentos necessários

Renata Cordeiro explica que para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é necessário ter em mãos documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço. Para receber a segunda dose, segundo ela, a lista de documentos é: “quem for no drive-thru do Aparecida Shopping ou nas UBS’s conforme o cronograma abaixo, precisa levar o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação. Neste tem a data de aplicação da primeira dose e a marca da vacina que o paciente recebeu, dados essenciais para o registro da segunda aplicação.”

• Cronograma para aplicação da Dose 2

Para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em postos de drive-thru, o atendimento será no drive-thru do Aparecida Shopping, sem agendamento.

Público: quem recebeu a primeira dose no prazo de 28 dias, conforme previsão do Cartão de Vacinação.

Horário de funcionamento do posto do Aparecida Shopping: das 8 às 17 horas

Para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em UBS, o atendimento será na mesma unidade, sem agendamento, respeitando o calendário abaixo.

Público: quem recebeu a primeira dose entre 18 a 26 de fevereiro.

Horário de funcionamento da UBS:  de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, seguindo o calendário:

• 1ª dose em 2ª dose em
    18 e 19/02/21 sexta-feira, 19 de março de 2021
    22 e 23/02/21 segunda-feira, 22 de março de 2021
    24/02/2021 terça-feira, 23 de março de 2021
    25/02/2021 quarta-feira, 24 de março de 2021
    26/02/2021 quinta-feira, 25 de março de 2021
  • Balanço da vacinação

Na última quarta-feira, 17 de fevereiro, Aparecida de Goiânia recebeu uma nova remessa de vacinas. Foram 4,2 mil doses da Coronovac para a primeira aplicação e 2 mil para segunda aplicação. Até esta data, o município já aplicou 33.690 doses de imunizantes. 24.191 de Dose 1 e 9.499 de Dose 2.

Ao todo, 357 idosos e deficientes institucionalizados já foram imunizados com as duas aplicações. 17.062 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, 15.572 em idosos com mais de 75 anos e 699 em idosos acamados.

Texto: Camila Godoy